Iniciando um Mochilão – Parte 2

Mochilão Parte 2

Demorei, mas está aqui a segunda parte do que eu estou descobrindo sobre como fazer um mochilão.

Nesta parte quero compartilhar com vocês sobre softwares para montar roteiros.

Primeiro de tudo, existem vários sites na internet onde você pode montar seu roteiro de viagem, da mesma forma existe uma grande massa de aplicativos para Desktop (windows, Mac), assim como para o mundo mobile, iPhone, Android, etc.

A príncipio vou destacar  os aplicativos que eu testei e o que eu melhor me familiarizei, como faz alguns anos que não sou usuário de Windows não sei como estão os aplicativos para esta plataforma, mas me lembro que o Microsoft Street fazia isso bem.

Minhas dicas são válidas para que utiliza Mac e iPhone, porém no caso dos aplicativos Web, basta usar qualquer browser (firefox,safari, IE, etc.).

Começando pelo aplicativo para Mac:

KnapSack

Foi difícil encontrar um aplicativo bacana para Mac, porém achei o KnapSack, que é um ótimo aplicativo para você montar roteiros, você pode adicionar qualquer informação sobre sua viagem, inclusive este te mostra um mapa em que você pode colocar o “alfinetes” por onde você irá passar.

Um ponto forte dele é para quem gosta de imprimir o roteiro para ter sempre a mão, ele monta seu roteiro dia a dia com horários o que facilita para a consulta posterior, ele também exporta as datas para você sincronizar com o iCal que posteriormente pode ser sincronizado com o iPhone.

Seu ponto fraco está em seu preço pois custa U$ 39,95 , bem caro porém tem uma versão Trial de 30 dias para você testar.

Como comecei a fazer meu roteiro a um bom tempo atrás, meu tempo de teste se esgotou e acabei por não comprar o KnapSack por causa do preço, a saída que eu encontrei foi procurar aplicativos para iPhone e algo na web que possa consultar de qualquer lugar.

No mundo web, existem vários sites que permitem que você crie seu roteiro, inclusive você pode deixá-lo privado/público, compartilhar só com as pessoas que vão fazer a mesma trip que você, etc.

Os serviços que eu testei foram:

Travel Planner Yahoo! - http://travel.yahoo.com/trip

A príncipio gostei bastante do Travel Planner, porém achei meio chatinho de fazer edições e foi onde eu percebi que muitos dos lugares por onde eu passarei não terá internet.

Trip Case – http://www.tripcase.com

Aplicativo iPhone : TripCase (link itunes)

Este foi o primeiro  site de roteiro que eu achei que tinha aplicativos mobiles, gostei bastante dele e me interessei mais pela sincronia com um app para iPhone, porém o app do iPhone nada mais é que um WebApp que se conecta no site.

TripIt - http://www.tripit.com

Aplicativos iPhone: TripIt (link itunes)  TripDeck (link itunes)

Este foi o segundo site que eu testei quem tem aplicativos mobiles e o que eu mais gostei, pois ele busca seus vôos, Hotéis, hostels, etc e adiciona mapas no seu roteiro, além de sempre mostrar algumas dicas da cidade que você está passando, seu aplicativo para iPhone funciona bem, porém poderia ser bem melhor, aliás tem aplicativo também para BlackBerry e Android.

Continuei minhas buscas por aplicativos para iPhone e acabei por encontrar o TripDeck, este não pede para você se cadastrar em nenhum serviço Web, permite fazer seu roteiro offline, quando online ele  busca vôos, mostra mapa quando você informa o endereço, e a sacada do aplicativo é permitir sincronização com o TripIt, ou seja, você pode fazer seu roteiro inteiro no TripIt e depois pedir para o aplicativo buscar as informações que ficam offline no aplicativo.

Como meu roteiro tem um buraco e será decidido durante a viagem, quando eu voltar postarei ele completo e mais algumas dicas.

3 Comments on “Iniciando um Mochilão – Parte 2
  1. Pingback: Iniciando um Mochilão – Parte Final

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>