2º Mochilão – Portugal, Itália e França

Em dezembro de 2011, junto com minha namorada fizemos mais um mochilão, desta fez pela europa.

Apesar de ser no fim do ano, onde o inverno está começando, achamos super tranquilo pois não pegamos fila em nada e o frio ficou na média de 0 a 10º, claro que de madrugada o frio era mais intenso, mas não fazia diferença pois todos lugares têm aquecedores.

Nosso mochilão iniciou em Portugal, preferimos escolher este devido ter a língua próxima da nossa e por ser nossa primeira vez na Europa.

Lisboa_0219

Ficamos em um hotel no centro de Lisboa  perto da estação Rossio, um hotel simples e sem café da manhã, porém está bem perto de tudo, o ônibus que sai do aeroporto para quase em frente ao hotel, para quem quiser mais info: Pensão Estação Central .

Lisboa_0119

Conhecemos tudo de Lisboa, desde ginginha até os pastéis de Belém, tivemos sorte de pegarmos um feriado em dezembro, então os monumentos ficam gratuitos até as 14hs, acabamos por ir no Mosteiro dos Jeronimos e na Torre de Belém na faixa (free).

Conhecemos o Ocenário, Panteão  e outros pontos turísticos de Lisboa.

Lisboa_0165

Pegamos um trem e fomos até Sintra, cerca de 1h de Lisboa, embora não conhecemos o Castelo de Sintra, adoramos o Quintas das Regaleiras, lá existem várias grutas que te levam a vários lugares do gigantesco quintal.

Lisboa_0246

De Lisboa compramos passagem aérea direta para Roma, pela EasyJet, eles têm preços super em conta e voam praticamente a Europa inteira, mas claro, vale a pena comprar com antecedência para pegar preços mais atrativos.

Nossas passagens ficaram em média de 100 reais, utilizamos o site momondo.com (tipo decolar).

Roma é uma cidade muito bonita, como todos costumam dizer “é um museu a céu aberto”, e realmente para todos os lados em que você olha têm algo que te lembre o passado.

Lá é possível conhecer tudo a pé, claro que se você tiver disposição, porém o transporte público é barato.

Sem contar que existe o Roma Pass, que te dá direito a entrar em 2 monumentos gratuitos,  descontos nos seguintes e transporte gratuito por 72 horas, exceto no Vaticano, onde nem cartões são aceitos…rs

Roma

Como chegamos a tarde em Roma, apenas andamos um pouco pela cidade e fomos ver a Fontana di Trevi, que encanta os olhos de tão bonita, de dia ela também é bonita mas perde seu charme…rs

Ficamos hospedados no Hotel Windrose, cerca de 200 mts da estação Termini,  ótimo café da manhã e pela localização, muito fácil de chegar a qualquer lugar.

No segundo dia fomos até o Vaticano, se você gosta de arte profundamente, considere uma tarde inteira dentro do Museu do Vaticano, agora se for como eu que gosta apenas de observar, umas 4 horas são suficientes para ver tudo.

Vaticano

O ideal é acordar cedo, pois no inverno os dias são mais curtos, apesar que estava escurecendo as 19hs, e as pessoas ficam com mais preguiça de visitar os monumentos pela manhã, logo você consegue pegar tudo mais tranquilo e sem filas.

Para fechar esse dia fomos ao Coliseu de noite para tirar uma das melhores fotos que eu já tirei.

Roma

Em Roma também conhecemos o Jardim Vila Borghese, já estávamos cansado de ver arte em museus e tiramos um dia para relaxar na natureza. O jardim é bem grande, têm também um Zoológico e bicicletas para alugar, para finalizar esse dia fomos novamente ver a Fontana di Trevi e sua beleza noturna.

Roma

Pegamos um trem para Firenze (Florença), preferimos não pegar o expresso pois o preço é bem pesado, média de 45 euros por pessoa, e nos trens que demoraram cerca de 3h custa 17 euros.

Em Firenze ficamos no Hotel Accademia, bem próximo a estação de trem e ao Duomo, Firenze já é uma cidade completamente diferente de Roma, bem mais acolhedora e tranquila, digamos que Roma está para São Paulo e Firenze para o interior.

Florença

Em Firenze, existem muitas galerias e museus e lá também existe um cartão (Firenze Card) que  custa 50 euros, não sei dizer se é como em Roma, ou se vale para as galerias principais.

Nós preferimos conhecer apenas os mais importantes, então fomos na Galeria Uffizi, Museu Croce, Museu Accademia e Palacio Vecchio.

Não subimos no Duomo, pois não tinhamos visto que não abria de domingo.

Florença

Pegamos um trem e fomos conhecer Pisa, cerca de 1:30h de Firenze, queriamos apenas tirar a foto clássica segurando a Torre, portando apenas andamos por Pisa.

Pisa

Nosso último lugar na Itália foi conhecer Veneza, pegamos o trem e chegamos em Veneza a tarde, ficamos hospedados no Hotel Monte Carlo , bem próximo a praça São Marcos, muitos disseram que Veneza tinha um cheiro ruim, e em momento algum senti qualquer cheiro estranho, acredito que o mal cheiro seja apenas no verão.

Veneza é muito linda, e claro vive do turismo, portanto tudo é muito caro e vale a pena andar para lados opostos de onde os turistas vão para encontrar preços mais atrativos, tanto em comida quanto presentes.

Veneza

Veneza

De Veneza pegamos outro avião da EasyJet para Paris.

Como em Paris íamos encontrar um casal de amigos, alugamos um apartamento bem próximo ao Louvre pela centreparis.com, pois é muito mais barato do que ficar em Hotel, gastamos cerca de 150 euros por pessoa por 6 dias.

Em Paris decidimos apenas andar pela cidade, não entramos no Louvre (já estávamos cansados de Museus), mas claro fomos até o Arco, onde havia uma feira de natal, subimos na Torre Eifel, conhecemos as Catacumbas, o cemitério dos famosos rs, Moulin Rouge,Disney e etc

Paris

Paris

Paris

Disney Paris

 

Ainda em Paris, alugamos um carro e fomos conhecer  o Monte St Michel, fica a cerca de 400km de Paris, antes passamos por Versailles que deve ser fantástico na primavera pelo seu gigante jardim, não entramos no palácio pois nosso objetivo era o monte, almoçamos em Caen, uma cidadezinha que foi reconstruída várias vezes por causa das guerras e finalmente chegamos no Monte St Michel.

Versailles

Embora St Michel seja pequena, recomendo que você durma por lá para curtir a maré subir, como tinhamos que devolver o carro não ficamos para ver, pois iria começar a subir as 19hs.

Monte Saint Michel

 

Como eu já prolonguei de mais vou finalizar aqui.

Quem quiser fazer perguntas fiquem a vontade.

Se quiser ver as outras fotos basta ir no meu flickr : www.flickr.com/neyestrabelli

10 thoughts to “2º Mochilão – Portugal, Itália e França”

  1. Olá, achei muito legal seu mochilão.
    Estou pensando em ir pra Portugal este ano e visitar países vizinhos.
    Você ficou quanto tempo?
    Obrigada

    1. Olá Tamiris, minha viagem total foi de 21 dias, sendo 5 Portugal, 8 Itália e 8 França, claro que conhecendo algumas cidades de cada país.
      Uma dica é, tente pegar algum feriado ou o último domingo do mês em Lisboa, que você não paga para entrar nos monumentos até as 14hs, assim você consegue economizar uns bons euros.

      Se precisar de alguma informação pode perguntar.

      Abraço

  2. Ola! Adorei seu mochilão. Estou querendo fazer um tb ano que vem com meu namorado. Mas de principio fazer só Italia ( varias cidadezinhas). Fiquei com algumas duvidas se vc puder me explarecer. Como se compra o Rome Pass? da pra ja comprar por aqui ou tem que comprar qdo chegar lá. E ele inclui qtas atrações. O Vaticano, ouvi falar que tb é bom comprar a entrada antecibapa pois tem mta fila. como vcs fizeram?
    E o trem para fazer as cidades Florenza e Venesa, vcs tb compraram por onde? Pela internet ( qual site) ou direto lá.
    Quantas duvidas né srrrrrrrr Desculpa estar incomodando. E que realmente estou precisando reunir informações. Obrigada

    1. Vamos lá:

      Rome Pass – Você compra direto lá, vende em quase todos os lugares, até em bancas de jornal. Ele dá direito a 2 entradas full, que eu recomendo pelo menos usar 1 no Coliseo porque é um dos mais caros, e te dá meia entrada em todos os outros, além de acesso ao transporte público (mêtro e ônibus), nós acabamos usando apenas 1 vez o mêtro, se não me engano o cartão dura 48hs depois que você validou em algum lugar.

      Sobre o Vaticano, como eu fui em Dezembro acabei dando sorte, peguei todos os lugares bem vazios, acredito que não tem necessidade de comprar antecipado, de qualquer forma recomendo ir logo que abrir porque você ficará facilmente quase o dia inteiro, tem muita coisa para olhar, se você for estudante paga meia entrada (Carteirinha internacional).

      Quanto aos trens, nas estações tem máquinas que vendem o bilhete, não tem segredo só selecionar a rota e pagar com cartão de crédito ou em euros, evite comprar nos guiches, pois eles cobram uma taxa.

      Qualquer coisa pode perguntar.

  3. Ola… adorei as fotos e os caminhos q fez.. posso ser bem direta?¹ eu nao tenho noção de qto eu e minha irma temos q guardar ($$) para fazer um mochilao desse.. vc pode me dar uma ideia? obrigadaaa

    1. Olá Camilla, é um pouco complicado dizer quanto você irá gastar, mas o que você pode fazer é ver quais lugares você gostaria de visitar e começar a marcar os valores, entradas de monumentos, deslocamento entre cidades, etc.

      Com um bom planejamento dá para saber quanto você irá gastar em média, nós sempre planejamos nossas viagens com uns 4 a 5 meses de antecedência, fazemos bastante pesquisas e muitas vezes acabamos eliminando algumas coisas, que para nós não é tão importante, porém pode ser que pra você seja.

      Um bom exemplo da nossa viagem foi o Museu do Louvre, todos nossos amigos nos perguntam porque a gente não foi, que é fantástico, etc, nós optamos por não ir, pois já estávamos saturados de galerias de artes, afinal passamos pelo berço de tudo (Florença), claro que em uma próxima vez tentaremos ir.

      Nessa viagem a gente gastou em média uns 6 mil por pessoa junto com a passagem aérea (que foi um pouco caro, rs), mas acho que se você pegar uma boa promoção é possível reduzir em uns 1.000 reais.

      Uma dica que minha namorada sempre diz: “Menos é mais”, não tente fazer o máximo de países em sua primeira viagem, você acaba perdendo muito tempo com deslocamentos e não aproveita muito do país que você está, pode parecer besteira, mas o dia de deslocamento é praticamente um dia perdido.

      Espero ter ajudado, qualquer coisa é só perguntar.

      Abraço

  4. Gostaria de informações sobre o hotel que vc ficou em roma -windrose. Fui pesquisar e ele e bem em conta perto de mtos outros ( ou cidade cara para hotel). O que vcs acharam do hotel. Era limpo, tinha um bom aquecimento (tb iremos no inverno), banheiro funcionando. Acho que esses são os detalhes principais. E a localização é boa? Da pra fazer a pé os pontos turísticos? Ouvi falar que a região da estação Termini não era mto segura, principalmente a noite. Vcs sentiram isso?

    1. Olá Graziela, o hotel fica bem do lado da estação, dá para ir andando tranquilamente, quando lemos sobre a região também achavamos que seria perigoso, mas achamos super tranquilo, inclusive tem bastantes restaurantes em conta perto dele que ficam até tarde.
      O hotel, é super limpo, seguro e o chuveiro é bem quente. O café da manhã era bem simples, mas dava conta.
      A unica coisa chata é que é cobrado uma taxa de turismo por dia, quando a gente foi custou mais ou menos 2 euros por dia, mas acho que isso vale para todos hotéis da Itália.

      1. mas vcs conseguiam ir a pé aos pontos turisticos tb? Tipo as fontes, Colisseu, etc? Gostei do preço do hotel, os que ficam mais perto do centro historico é um assalto rsss
        Os hotel que vc ficou em Firenza tb tem um valor legal? vc tb gostou dele?
        Já o hotel de veneza Hotel Monte Carlo , esse esta bem caro rssss. vc pagaram caro na epoca tb? mas vale a pena? Realmente é bem proximo da praça de São Marcos.
        vcs chegaram a pegar a Acqua alta em veneza?
        Obrigada pela ajuda

        1. Me lembro que fizemos alguns próximos do hotel, inclusive a Fontana de Trevi fica uns 10min andando, a gente acabou usando bastante o metro, que não é caro, e como alguns pontos estão bem próximos você acaba indo em um e andando até os outros.

          O de Firenze foi bem legal também, equivalente ao Windrose, e está bem próximo do Duomo e da estação.

          Quanto a Veneza a gente pegou uma promoção no booking.com daquelas que não podem ser canceladas sem custo, como a gente já tinha planejado que realmente iria ficar lá, pra gente compensou.
          As instalações são bem legais, o quarto é todo decorado com tema antigo, o único contra que tem é por ele ser próximo da praça, é uma bela caminhada da estação, cerca de uns 20min, dependendo da quantidade de bagagem que você estiver pode ser ruim ir andando, mas tem uns barquinhos que te levam pelos canais, não sei dizer quanto custa porque não pegamos.

          Não pegamos acqua alta em Veneza, inclusive todos falavam de mal cheiro dos canais, também não sentimos nada, e o melhor de tudo, a cidade estava bem vazia por causa do inverno 🙂

Comentários fechados.