Firmware 3.90 M33

Acabo de chegar de férias, e que férias….vejam as “fotenhas” ….e para completar olha a noticia que vejo no pspupdates, lançado a custom firmware 3.90 M33 + 1.5 Kernel Addon, lá vai eu todo contente ver o que há de novo nesta atualização……..que me agrade??? nada…rs

Infelizmente ainda não veio o suporte a divx, mas em breve (quem sabe na 4.00), de legal nesta release apenas o suporte ao Skype, porém apenas para o PSP Slim, eu ainda irei continuar com a versão 3.71 que está bem obrigado, vejo muitos usuários reclamando da velocidade de leitura do Memory Stick da versão 3.80 M33 e que ainda não foi corrigido na 3.90 M33.

Além do skype o suporte a jogos da PS Network foi ampliado, fixado o problema do NO UMD  ao sair com o botão HOME.

Continuo aguardando pelo divx….

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Graficos com J2ME

Brincando mais um pouco com J2ME, procurei sobre gráficos e acabei por encontrar o J2ME CharComponent,  que é uma biblioteca para desenvolvimento de gráficos para J2ME:

  – Gráficos de Linhas
  – Gráficos de Barras Horizontais e Verticais
  – Gráficos de Pizza

A biblioteca funciona muito bem e é bem simples de montar um grafico.

Fica aí a dica para quem precisa mostrar gráficos no celular, eu apenas montei o mesmo exemplo que está no site, ainda não descobri uma real utilidade, mas quem sabe mais pra frente.

Abaixo segue o código na íntegra:

package src;

/*
 * To change this template, choose Tools | Templates
 * and open the template in the editor.
 */

import javax.microedition.midlet.*;
import javax.microedition.lcdui.*;

import org.beanizer.j2me.charts.*;
/**
 * @author nei
 */
public class ChartExample extends MIDlet implements CommandListener {
    private Display d;
    private Form mainForm;
    private final static Command exit = new Command("Sair", Command.EXIT,1);
    final VBarChart item= new VBarChart("");

    public void startApp() {
        d = Display.getDisplay(this);

        mainForm = new Form("Grafico");  //nome do formulario
        item.setFont(Font.FACE_PROPORTIONAL,Font.STYLE_PLAIN,Font.SIZE_SMALL); //setando a fonte
        item.setDrawAxis(true);
        item.setPreferredSize(mainForm.getWidth(),mainForm.getHeight()); //tamanho do display do grafico
        item.setMargins(5,5,5,5); //margem
        item.showShadow(true); //sombra
        item.setShadowColor(20,20,20); //cor sombra
        item.setColor(50,50,200); //cor

        item.resetData(); //iniciamos o teim
        item.addElement("Pacotes",80,0,0,0);  //adicionando itens
        item.addElement("Seguros",75,0,0,255);
        item.addElement("Locadoras",28,255,0,0);
        item.addElement("Teste1",28,255,200,0);
        item.addElement("Teste2",18,255,10,0);
        item.addElement("teste3",65,255,120,0);
        item.addElement("teste4",8,255,0,185);
        item.setMaxValue(100);  //valor maximo da escala

        mainForm.append(item);
        mainForm.addCommand(exit);
        mainForm.setCommandListener(this);
        d.setCurrent(mainForm);

    }

    public void pauseApp() {
    }

    public void destroyApp(boolean unconditional) {
    }

    public void commandAction(Command c, Displayable d) {
       if(c == exit) {
           destroyApp(false);
           notifyDestroyed();
       }
    }
}

download: ChartComponent

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[Re] Aprendendo J2ME

Na facu gostei bastante de J2ME porém não brinquei muito, e depois que troquei de celular comecei a mexer mais.
Semana passada terminei meu primeiro aplicativo para a empresa em J2me, se trata de um buscador de telefones de clientes direto do sistema, e teve sua aprovação na própria sexta-feira, quando saimos para comemorar o bom desempenho da equipe de suporte.
Precisávamos descobrir um telefone de um cliente que estava com problema no meio da comemoração, e voilá, iniciamos o aplicativo, conectamos no servidor e em menos de 5 segundos já tinhamos o telefone do cidadão.
A partir desta experiência, meus chefes já começaram a ter mais idéias sobre a plataforma mobile, então acredito que daqui pra frente sairá algumas dicas, tutoriais e mais algumas coisas que eu for aprendendo, digo isto porque sei o quanto é dificil encontrar conteudo sobre j2me, para games é bem fácil achar, inclusive tutoriais passa a passo de como criar um game, porém para desenvolver aplicativos é muito dificil de encontrar.
Como eu tenho um bom conhecimento sobre a api de games, prefiro fazer os aplicativos em cima dela, pois tenho melhor controle e o acabamento fica bem melhor.
Para quem estiver afim de começar a programar J2me recomendo o site http://devlinslab.blogspot.com onde possui tutoriais básicos sobre j2me.
Se alguém se dispor a traduzir os tutoriais eu concedo espaço no meu site e ajudo a traduzir, pois em tupiniquim quase não existe bons tutoriais (sem ofensas).

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Nokia N80 – A experiência

Nokia N80

Nunca pensei em gostar de celulares, até ganhar meu primeiro Nokia 7610, e como grande presente de fim de ano, ganho um N80 do chefe.

O celular é praticamente um PC, tem de tudo, além de uma camera de 3.0 megapixel, mp3, etc.
Claro que com a gama de recursos que ele tem, eu teria que fuçar e segue abaixo uma pequena lista de aplicativos que eu instalei e recomendo a todos:

  • X-Plorer (programa que permite enviar tudo do celular via bluetooth, etc)
  • Fring ( Programa que permite conversar via google Talk  e afins via wifi)
  • Vsun ( Emulador de Super Nes, jogando classicos…)
  • Warelex USB Cam ( transforma a camera do celular em web can no pc via usb)
  • MiniTruco (jogo de truco bem feito que permite partidas via bluetooth e internet)

Não satisfeito com a gama de programas, resolvi pegar umas aulinhas antiga da facu e colocar em prática o desenvolvimento de J2ME, então comecei a fazer um jogo simples, porém estou com algumas dificuldades para instalar os devices da nokia, até agora não consegui (prometo que quando conseguir coloco um How-To completo do sofrimento), fazer um jogo é muito legal, mas entre conversas com o chefe decidi fazer nosso (do trampo) sistema de atendimento  poder ser acessado via celular, e o sistema já está rodando perfeitamente, pena eu não poder mostrar como ficou, mas assim que eu instalar o screenShot coloco umas telas para vcs verem como ficou, ainda não satisfeito com o poder do mobile, hoje comecei a ver como integrar webservices com J2ME, a principio está sendo um sofrimento, quem sabe mais para frente eu comece a postar uns tutoriais de J2ME ou talvez terminar a conversão do Mario Coins para Celular.

Se vocês tiverem alguma experiencia com J2ME, Symbian, Android ou o que for e quiser conversar a respeito entre em contato, afinal este blog está parado por falta de tempo e conteúdo…rs

OSLib 2.10

Admiro muito a biblioteca OldSchool Library por ser bem simples e fácil de programar, embora no TGI tivemos problemas com o carregamento de imagens ainda considero a melhor library para PSP.

A nova versão da OldSchool Library já está disponível desde 01/12/07, abaixo algumas das atualizações:

– Suporte a MP3 e ATRAC3
– Suporte a D-PAD
– Otimização no carregamento de imagens
– Adicionado função de retorno do status da RAM

Em breve voltarei a postar alguns tutoriais (gostaria de pedidos) de PSP, também irei preparar o PSPFramework sem a utilização de uma library, irei mergulhar no low-level e programar direto no PSPSDK.

Download: OSLib2.10 

fonte: playeradvance.org

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Firmware 3.80

PSP Firmware 3.80

Sim, a Sony acaba (alguns dias atrás) de lançar o firmware 3.80.

Você deve estar se perguntando o que tem de novo neste firmware (certo?)

De novo apenas a radio online Shoutcast, entre as outros updates estão:

Suporte a OPML e fotos no RSS
Novos efeitos para músicas
Expansão do suporte a jogos da rede PLAYSTATION

Meu parecer sobre isso:

Assim como todo firmware que sai eu sempre espero novidades válidas, mas acho que o pessoal da Sony são um pouco sem criatividade.
Radio online?? Bacana mas já era possível com o uso de Homebrews, tudo bem que eles apenas oficializaram, mas amarraram ao Shoutcast.
Nesta atualização eu esperava que viesse o suporte a gravação de videos do 1Seg (tv digital), mas acho que será para uma próxima, só resta aguardar.

Por outro lado, o Lord do PSP Dark_Alex já conseguiu decriptar o firmware e já está trabalhando em uma CFW (Custom Firmware) e que em breve será lançada.

Só nos resta aguardar (eu ainda vou esperar o suporte a gravação).

Fonte : pspupdates.qj.net

Tiled Game

Tiles

Antigamente para se programar jogos para video games ou até mesmo aqueles pcs antigos (Amiga, etc) era preciso economizar no tamanho das imagens, pois as mesmas poderiam travar o jogo e deixá-lo pesado.
Foi pensando nisso que inventaram os tiled game, nada mais são do que pedaços a serem utilizados para montar um cenário, como por exemplo Sonic, Super Mario Bros, entre outros.
Tutoriais sobre o assunto são muito raros, na maioria das engines o pessoal procura deixar um programinha pronto para pegar sua imagem inteira e gerar apenas os pedaços e a matriz da imagem final.
Pensando nisso Tony decidiu fazer um site explicando sobre o assunto, embora seja voltado para Flash + actionScript é possível se ter uma idéia de como funciona e aplicar para outras linguagens, segue o link abaixo e bom estudo:

http://www.tonypa.pri.ee/tbw/start.html

O brasileiro Orlando Leite resolveu traduzir esta documentação para o portugues-br, mas a mesma ainda não está completa, caso você prefira aqui está o link:

http://orlleite.googlepages.com/start

JavaGame Library

Map Editor

O pessoal do JavaGame Framework lançou este mês a versão Milestone 3 de sua library para desenvolvimento de jogos em Java, para quem ainda não conhece o JavaGame é um projeto do Leonardo Kasperavicius que tem como objetivo simplificar a criação de jogos 2D com java, nesta última release com a ajuda de alguns alunos do curso de Jogos da Faculdade Unicsul (Rennan, Jorge, Fabio, Marcelo) adicionaram um map editor que roda dentro do NetBeans, vale a pena dar uma estudada em Java e começar a criar jogos com este framework que só tem a crescer.

Para mais informações visite : http://javagamelibrary.sourceforge.net/wordpress/

Lançamento PSPFramework

Com muito orgulho e ótimo desempenho do nosso grupo (+ do Seehagen), conseguimos lançar a primeira release do PSPFramework.

No site vocês encontram o download do framework, porém ainda não existe um pack com o Cygwin todo configurado, ou seja, caso você não o tenha siga os passos no site de como configurar, caso já o tenha basta instalar o pspframework, cheque se o diretório do cygwin está correto e instale.

Após a instalação você já poderá compilar os exemplos, caso sua instalação seja padrão os mesmos estarão no diretorio /usr/local/pspdev/psp/sdk/PSPFSamples/ .

Também está disponível a documentação , tanto para download quanto online, caso tenham dúvidas de como utilizar as funções basta perguntar no fórum que iremos responder.

Dedico este post para nosso Amigo Thiago
Seehagen Palange que nos deixou na quarta feira (24/10/07), e dizer que
estamos muito triste com a perda desta amizade, mas acreditamos que
onde quer que esteja, estará nos vigiando e iluminando para que
tenhamos novos caminhos a trilhar.

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PSPFramework

Eae galera, blza??
Nosso projeto de TCC da faculdade é o
desenvolvimento de um framework para desenvolvimento de jogos para PSP
com recursos de Orientação a Objetos.

O framework é feito com base na biblioteca OSlib criada pelo Francês Brunni e possui além dos recursos da biblioteca:

Loader
Resource Manager
Font
Sprite
Animation Frame
Animation Sheet
Splash System
BD System

O
Framework será lançado no dia 27/10/07 as 23:59:59, para quem tiver
interesse em desenvolver para PSP com OOP (programação orientada a
objetos) vale a pena dar uma olhada.

O Framework está bem fácil de se utilizar, em breve iremos colocar videos dos exemplos.

O site do projeto é : http://pspframework.sourceforge.net

No site vocês irão encontrar após o lançamento tutoriais e exemplos, bem como download do framework.
Por enquanto existe alguns wallpapers para psp e pc e descrição do nosso projeto.

Os integrantes do projeto são:

Thiago Seehagen
Kedny Cavalcanti
Robson Rufino
Valdinei Estrabelli

Esperamos
que com o lançamento deste framework a massa brasileira comece a
desenvolver mais jogos e assim poderemos competir com os gringos em
homebrews.

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